sábado, 29 de maio de 2010

Literatura Australiana



Embora procedam da tradição literária inglesa, de onde receberam influências de estilo e convenções, desde o princípio as literaturas australiana e neozelandesa desenvolveram características e personalidades próprias.

Literatura australiana - Os primeiros colonos se estabeleceram na Austrália em 1788. A maioria era constituída por delinqüentes deportados, soldados e administradores, logo seguidos por colonos livres. O encontro com um novo mundo e as peculiaridades da sociedade que ali se desenvolveu foram fatores determinantes para que os primeiros escritos fossem de natureza descritiva.

Século XIX - A literatura australiana do século XIX, marcada pela falta de estilo próprio e maturidade, evoluiu continuamente para os temas locais. Cronologicamente, a poesia precedeu ao romance e este ao teatro. Em 1819 surgiu em Sidney a primeira obra impressa na colônia.

O romance apareceu por volta de 1850. Os primeiros textos faziam descrições pitorescas das condições de vida na colônia, do banditismo à febre do ouro. O teatro constituiu-se num entretenimento habitual desde essa época. Durante o século XIX predominaram dois tipos de obras, de qualidade duvidosa: os dramas em verso e as adaptações de obras européias famosas.

Século XX - A partir do século XX o sucesso dos prosadores superou o dos poetas.

Os temas nacionalistas foram aos poucos perdendo força e a atenção se voltou para a vida urbana. A vida dos aborígines e suas relações com os colonos foram descritas.

A literatura dramática da Austrália, ainda que pouco numerosa, cresceu ao longo do século XX.


Literatura neozelandesa - O fato de que os primeiros povoadores a se fixarem na Nova Zelândia foram comerciantes e livres colonizadores, ao invés de degredados, marcou notáveis diferenças entre a literatura australiana e a neozelandesa.

Século XIX - Até o final do século XIX não existiu uma verdadeira literatura neozelandesa. Durante esse período, a prosa se caracterizou pelo realismo, vinculado aos acontecimentos do cotidiano.

Durante as décadas de 1920 e 1930 apareceram alguns poetas e prosadores notáveis. O sucesso de todos eles deveu-se ao fato de terem utilizado em suas obras elementos locais, atendendo assim ao gosto de seus leitores, que, em sua maioria, eram camponeses.

POESIA

Entre os primeiros poemas publicados na Austrália figura Primeiros frutos da poesia australiana (1819), de Barron Field, um emigrante inglês. Australásia (1823), uma ode de William Charles Wentworth, é citada como a primeira expressão poética do espírito nacional. Mais tarde destacaram-se: Henry Clarence Kendall, Alan Lindsay Gordon, Bernard O'Dowd, Christopher Brennan e Shaw Nelson. No início do século surgiram Andrew Barton Paterson, Kenneth Slessor, Judith Wright e David Malouf, que também escreveu narrativa.

NARRATIVA

Os primeiros narradores surgiram em meados do século XIX: Henry Kingsley e Marcus Andrew Hislop Clarke. Já no século XX destacam-se: Henry Lawson, Miles Franklin, Katharine Susannah Prichard, Frank Dalby Davison, Eleanor Dark, Henry Hando Richardson, Kylie Tennant e Patrick White, o primeiro australiano que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura (1973). Destacam-se também Cleary, John O'Grady e Colleen McCullough. Os mais famosos mundialmente são: Christine Stead, Morris West, Thomas Keneally, Elizabeth Jolley e Peter Carey. No teatro sobressaem os nomes de Louis Esson, Ray Lawler e Alexander Buzo.

2 comentários: